antes de clicar

Como fazer uma compra segura pela internet

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

É preciso ter cuidado redobrado ao comprar por redes sociais. Esse é o principal conselho da coordenadora do Procon de Santa Maria, Marta Rocha. Em tempos de popularização das vendas online - uma pesquisa realizada em 2019, em Santa Maria, mostrou que 69,1% dos entrevistados compra pela internet  - ela alerta para a necessidade de estar atento à maneira como se dão as transações na internet para não perder dinheiro. 

Com menos tempo de duração, Liquida Santa Maria inicia dia 10 de fevereiro

Pensando nisso, confira quatro dicas do Procon para prevenir-se de golpes nas compras pela internet:

1 - Não negocie pelas redes sociais
Chats de perfis pessoais em redes como o Facebook, WhatsApp ou Instagram não são ambientes 100% confiáveis para negociar produtos. Normalmente, empresas idôneas tem sites próprios, chats específicos, sedes físicas e números de telefone para responder aos clientes. Se você manifestou interesse em um produto na internet, mas a negociação evoluiu rapidamente para o WhatsApp e esse é seu único canal de comunicação com o vendedor, fique atento. 

2 - Confira se a empresa com quem você negocia tem um CNPJ ativo
A Receita Federal disponibiliza, em seu site, um campo para consulta do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)  de qualquer empresa cadastrada. Se a empresa com a qual você está negociando lhe fornecer um CNPJ, cheque junto ao órgão se esse número existe e está ativo. Se não estiver, a empresa, legalmente, não existe. 

3 - Não transfira ou deposite dinheiro em contas pessoais
Contas bancárias pessoais, criadas com o Cadastro de Pessoa Física (CNPJ), não permitem reembolso. Se você realizar o pagamento de um produto ou serviço, mas não recebê-lo, as contas de pessoa física não realizaram estorno (devolução do valor pago). Toda vez que você faz uma transferência bancária, o caixa eletrônico ou o serviço de home banking vão exibir os dados sobre a conta para qual a transferência é feita. Garanta que se trata de uma conta vinculada a um CNPJ e não a um CPF.

Conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro

4 - Verifique a procedência do site
Muitas empresas fraudulentas usam cores e logomarcas similares a marcas já consolidadas no mercado, com o intuito de induzir a pessoa a acreditar que está comprando de um empreendimento consolidado. Toda vez que acessar um site para fazer uma compra, lembre-se de olhar ao endereço eletrônico (url ou link). O que está escrito depois do www precisa corresponder ao nome da empresa e não pode conter caracteres estranhos. 

COMO FAZER UMA RECLAMAÇÃO
Em caso de ser levado á uma compra enganosa, qualquer cidadão pode buscar orientação junto ao Procon. Em Santa Maria, o órgão está na Avenida Rio Branco, 639.O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, mediante ordem de chegada. Todos os dias, 50 fichas são distribuídas.

Para atendimento por telefone, o número disponibilizado é o (55) 3217-1286. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo do Estado registra déficit de R$ 3,2 bilhões no ano passado

Próximo

Com menos tempo de duração, Liquida Santa Maria inicia dia 10 de fevereiro

Economia